O presidente da Associação dos Ciclistas de Uberlândia – Udiciclo, Frank Barroso, reuniu-se na última quarta-feira, 08/11/2017, com o vice-prefeito e atual secretário municipal de Trânsito e Transporte de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, para apresentar algumas das principais reivindicações da entidade para melhorar a segurança dos ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte na cidade.
A associação cobrou providências para que o município cumpra o Código Brasileiro de Trânsito no que se refere aos direitos dos ciclistas circularem com segurança no trânsito de Uberlândia. Em ofício, a Udiciclo destacou que § 2º do Artigo 1 do CTB, que diz “ O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito”.
Frank mostrou ao Secretário de Trânsito e Transporte que em Uberlândia existe sinalização, passagem elevadas e faixas para pedestres, mas que não há placas de aviso de preferências e nem infraestrutura adequada para os ciclistas. O secretário Paulo Sérgio determinou à Diretoria de Trânsito, que elabore estudos para implantação de sinalização vertical e horizontal nas principais vias, sobretudo onde circulam mais ciclistas, priorizando as rotas que de destino para trabalho e escola.
Outra reivindicação foi a intervenção na Avenida Aldo Borges Leão, que dá acesso aos bairros Pequis e Morada Nova, onde tem acontecido muitos ciclistas devido aos conflitos que foram ampliados após as intervenções promovidas pelos investidores imobiliários naquela região. O vice-prefeito Paulo Sérgio se comprometeu a tomar as providências necessárias para melhoria da sinalização, mas ponderou que soluções mais efetivas precisam vir após a duplicação da avenida, cujo projeto prevê uma ciclovia no canteiro central.
Frank Barroso solicitou ainda ao secretário de Trânsito e Transporte, a retomada dos trabalhos para elaboração do Plano Diretor Cicloviário Integrado, tendo como meta promover estudos e projetos para implantação de uma rede cicloviária que respeite as origens e destinos das viagens das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
Frank lembrou ao vice-prefeito Paulo Sérgio que a Prefeitura é responsável pela a vida dos ciclistas que sofrem acidentes em razão da omissão do poder público. Segundo o § 3º do artigo 1 do Código Brasileiro de Trânsito, “Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro”.
A Associação dos Ciclistas de Uberlândia está elaborando um documento com várias propostas de intervenção no sistema viário, na Legislação Urbanística e no Código de Posturas visando promover melhorias na acessibilidade dos ciclistas em toda cidade.