Ao pedalarmos durante a noite, os riscos tendem a aumentar, devido a menor visibilidade. A sinalização/iluminação do ciclista e as técnicas de pilotagem defensiva são importantíssimas. Procure sempre usar roupas claras e chamativas, se possível com faixas refletivas.
Um farol com boa potência torna-se essencial, existem inúmeros modelos no mercado, para todos os gostos e preços. Não podemos deixar de falar das luzes de led intermitentes (que pisca rápido) na sinalização traseira.
Na cidade os riscos maiores são os veículos automotores; avise, sinalize na hora de fazer conversões. Nas trilhas, buracos e obstáculos naturais são bastante comuns, reduza a velocidade nas descidas e pirambeiras, mantenha uma distância segura dos outros ciclistas e sempre procure antecipar situações de perigo.
O ciclismo é uma modalidade sensacional e a noite não é um empecilho para quem quer se divertir e exercitar, só não esqueça da sua segurança e dos seus amigos.
SIGA ESTAS DICAS:
Antes de sair pedalando noite adentro, vale a pena tomar uns cuidados extras para garantir a sua visibilidade e segurança.
- Refletores na dianteira, traseira e laterais da bicicleta são obrigatórios.
- Mais ainda vale a pena instalar lanterna branca na dianteira e vermelha na traseira da bicicleta.
- Use roupas claras ou coloridas. Essa regra também vale para o capacete.
- Use faixas refletivas com velcro nos braços e pernas e adesivos refletivos extras em seu capacete.
- Óculos com lentes amarelas ajudam na visão noturna e diminuem o ofuscamento.
- Transite em velocidade mais baixa e redobre a atenção nos cruzamentos e próximo a lugares com grande concentração de pedestres.
No trânsito é muito importante aplicar a regra do VER E SER VISTO para a segurança de todos que circulam nas vias e a passeios. Seja mais visível no trânsito e evite acidentes.