Esses animais geralmente correm atrás do ciclista motivado pelo instinto de caça ou pelo desejo de defender sua casa, sua família, seus jovens ou sua zona de conforto. Na maioria dos casos, essa atitude dominante, protetora e defensiva do cão tem apenas um objetivo específico: afastar o ciclista de seu território.
Você já pensou em como deve reagir caso um cão comece a latir e corra atrás de você com a intenção de morder e deitar na bicicleta? Aplique as etapas a seguir para sair ileso desse tipo de ataque.
Com essas dicas, você aprenderá a parar o ataque de um cachorro
Mantenha a calma e tente não gritar
Quando você começa a ouvir os latidos e percebe que um cachorro está correndo atrás de você, saia da bicicleta e tente manter a calma e não acelerar suas peças, pois você pode perder a corrida contra aquele animal veloz. A maneira correta de minimizar o ataque é manter a calma. Sim. Sabemos que é difícil manter a calma quando um cão com presas gigantes e uma atitude desafiadora tenta entrar em você e em sua bicicleta. No entanto, os especialistas em treinamento canino recomendam não gritar ou fazer barulho, porque esses sinais de ajuda podem causar pânico no cão, o que acabaria excitando-o e motivando-o a atacá-lo com mais força. Lembre-se de que eles podem sentir o cheiro do medo e é por isso que é melhor manter a calma e não fazer muito barulho.
Não corra
Se você está descendo e acha que suas pernas estão treinadas o suficiente para vencer o cão em perseguição, corra! ; caso contrário, é melhor você ficar parado, porque acelerar o ritmo motiva o animal a começar a perseguição e atacar sua presa. Os treinadores de cães dizem que correr é o que incita o comportamento de caça e é por isso que a melhor opção é permanecer parado.
Adote a posição da árvore
Se você perceber que o cão tem uma intenção aparente de atacar, o melhor será ficar rígido, virar as costas e adotar uma posição em forma de árvore, que consiste em ficar parado com os braços presos ao corpo e as mãos fechadas em forma de punhos. Então você não será mordido nos dedos. Nesses casos, você deve evitar conectar seu olhar aos olhos do cão (sem fazer contato visual), porque ele poderia interpretá-lo como um sinal desafiador e ameaçador que acabaria motivando-o a pular em você. Ao ficar quieto, o que você conseguirá é que o cão perceba que você não é uma ameaça, o que fará com que ele se acalme, cheire suas pernas por alguns segundos e acabe saindo sem prejudicá-lo.
Não bata nele
Muitos ciclistas, em meio ao medo de serem atacados, optam por pegar um graveto e bater no cachorro. No entanto, essa opção pode ser perigosa porque apenas o uso de objetos para atacar motivará o animal a se defender. Se você quer se sentir mais seguro, pode distraí-lo jogando algo que pode te morder.
Use a bicicleta como escudo protetor
Se você quiser ficar mais calmo, pode usar a bicicleta como escudo protetor e colocá-la no meio como barreira para impedir que o canino consuma seu ataque. Espere um pouco mais e mantenha a calma até parar de latir e finalmente sair.
Deixe o território com cautela
Quando você notar que o animal perdeu o interesse em você, você deve deixar o local com cuidado para evitar alterá-lo novamente. Idealmente, ande com a bicicleta nas mãos sem correr ou fazer movimentos rápidos ou bruscos. Fazer dessa maneira é uma maneira de comunicar ao cão que você não é uma ameaça para ele e que tudo o que você quer é deixar o local rapidamente.
Lembre-se de que é normal que você pense que um cachorro late e corre atrás de você, que pretende atacá-lo e mordê-lo. No entanto, é muito difícil para a maioria desses animais querer prejudicá-lo, porque a única coisa que eles procuram é assustá-lo, defender seu território e fazer com que você saia rapidamente de sua área.
Embora seja difícil permanecer parado diante do latido ameaçador de um cão, é importante que você o faça até que a situação se acalme. Coloque essas dicas em prática para que, quando isso acontecer, você enfrente a situação da melhor maneira possível.