Como todos sabemos, o ciclismo é uma ótima maneira de melhorar sua aptidão cardiovascular em geral. No entanto, o que você pode não saber é que, com o tempo, as exigências do ciclismo podem levar a desequilíbrios musculares que podem limitar a capacidade do corpo em atingir o nível máximo e aumentar drasticamente as chances de lesões excessivas e dor crônica.
Para ter uma ideia mais clara de como esses desequilíbrios podem ocorrer, vamos dar uma olhada na postura de pilotagem, começando pelos pés e subindo até a cabeça:
Pedalar coloca muito estresse nas panturrilhas. Bezerros apertados podem fazer com que os pés se achatem e coloquem pressão excessiva no cordão do calcanhar, na fáscia plantar e nos joelhos. Os principais músculos envolvidos no ciclismo são os quadríceps. Você pode ver isso olhando para qualquer ciclista profissional. No entanto, milhas de ciclismo na posição curvada sobre o ciclismo podem criar tensão no quadríceps e no psoas (flexores do quadril). Estes quadríceps e flexores de quadril apertados puxam a pélvis para fora da posição ideal em uma inclinação para a frente. Esta inclinação anterior da pelve põe em movimento uma cascata de desequilíbrio muscular. A inclinação para a frente da pélvis causa um aumento do arqueamento da região lombar. Isso sobrecarrega os músculos da coluna lombar e, ao mesmo tempo, alonga e enfraquece os músculos abdominais. Outro grupo muscular afetado negativamente por esses quadríceps e flexores de quadril dominantes são os glúteos. Os glúteos são um importante estabilizador pélvico e os principais extensores do quadril do corpo. A tensão e a ativação excessiva de seus flexores do quadril opostos fazem com que os glúteos fiquem fracos e sub-ativos. Nesta situação, porque os glúteos não podem efetivamente estender o quadril, os isquiotibiais devem pegar a folga. Como resultado, os isquiotibiais são mais trabalhados e ficam mais tensos.
Movendo-se para os ombros e meio das costas, vemos as costas arredondadas. Uma parte superior arredondada faz com que as escápulas se elevem e se prolonguem. Como resultado, os músculos do tórax e do trapézio superior ficam tensos, deixando os ombros levantados e puxados para frente. Os peitorais grandes e as armadilhas superiores enfraquecem os estabilizadores do meio das costas e da escápula. Os estabilizadores da escápula fracos podem causar estresse indevido na articulação do ombro durante os movimentos aéreos, enquanto os Armadilhas superiores rígidas são os principais responsáveis pela tensão e dor no pescoço.
A última parte do corpo a olhar é a cabeça. A postura de ciclismo puxa a cabeça para a frente. A coluna cervical foi projetada para apoiar eficientemente a cabeça e distribuir uniformemente seu peso entre as sete vértebras cervicais. À medida que a cabeça é puxada para frente, a distribuição de seus deslocamentos de peso e mais força é colocada nas vértebras na base do pescoço. Isso pode levar a depósitos de cálcio e alterações artríticas nas vértebras cervicais. Uma cabeça avançada também leva ao aperto dos flexores do pescoço e ao enfraquecimento dos extensores do pescoço. Isso coloca um estresse indevido nos músculos da parte de trás do pescoço e geralmente resulta em dores no pescoço e tensões na cabeça.
Como você pode ver, o ciclismo pode causar alguns desequilíbrios musculares graves que podem levar à dor no corpo. O próximo artigo examinará como corrigir esses desequilíbrios usando uma abordagem de treinamento integrada que englobe o equilíbrio muscular, a eficiência postural, a estabilidade do núcleo e a flexibilidade.