DA REDAÇÃO
A pergunta mais importante de toda pessoa que compra uma bicicleta é: onde pedalar em Uberlândia? Para quem utiliza a bicicleta para o lazer existem dezenas de trilhas rurais, que cruzam fazendas, cachoeiras e singles tracks de MTB (caminhos onde só passam bicicletas). Vejam a seção Trilhas de MTB. Para quem procurar fazer passeios na cidade, existem mais de 96 km de ciclovias e ciclofaixas desconectadas. Boa parte destas podem ser aproveitadas como destino para o trabalho. A ciclovia da Avenida Rondon Pacheco, a mais problemática, é a mais utilizada.
Quem vai para o trabalho, escola ou fazer compra, pedala mais nas ruas. Os deslocamentos são, em suas maioria, nos subcentros de bairros: Planalto, Luizote, São Jorge, Roosevelt, Morumbi, Residencial Integração, etc.
Quantidade de ciclistas
Uberlândia é uma cidade que conta com mais de 128 mil ciclistas, sendo que cerca de 30 mil utilizam a bicicleta como meio de transporte. Mais de 6 mil pedalam em trilhas rurais durantes os passeios ciclísticos à noite ou nos finais de semana. Destes 5 mil que são adeptos do Mountain Bike – MTB, 3.200 estão ativos, participando e pelo menos um pedal por semana. Estes dados são da pesquisa do geógrafo Frank Barroso, especialista em mobilidade por bicicleta e ciclista, coordenador do Programa Pedala Uberlândia.
Continuando com as contas, temos cerca de 400 pessoas praticando a modalidade de ciclismo de estrada (speed) com frequência. A grande maioria, cerca de 91.600, compraram bicicleta, mas só usam raramente. E grande parte são de crianças, que pedalam somente nas ruas onde moram.
E onde pedalar em Uberlândia?
Quem vai para o trabalho, escola, casa de amigos e parentes, fazer comprar, pedala nas ruas, enfrentando os desafios do trânsito e da falta de infraestrutura cicloviária. As pessoas que praticam MTB estão em 48 grupos, alguns mais organizados e outros mais espontâneos. Através do aplicativo Strava é possível ver a quantidade de ciclistas pedalando nas trilhas rurais da cidade.
O Programa Pedala Uberlândia, além de promover seus próprios passeios ciclísticos para iniciantes e ciclistas intermediários, encaminha os interessados para vários grupos que organizam os pedais para trilhas.
Para quem quer pedalar, basta fazer o cadastro em nosso site (https://pedalauberlandia.com.br/site/cadastro-no-pedala-uberlandia/. Após este primeiro passo, a pessoa é incluída no grupo de comunicação do programa ou encaminhado para outros grupos. O Pedala Uberlândia utilizando o método de abrangência fomentou a criação de mais de 30 grupos de ciclistas na cidade.
Links importantes: