De todas as suas dores no pescoço, andar de bicicleta não deveria ser um. Veja como manter seu corpo confortável quando estiver pedalando.
Em uma pesquisa com 518 ciclistas amadores, a dor no pescoço encabeçou a lista de dores , com cerca de 55% das mulheres e 44% dos homens sofrendo em algum momento. Isso não deveria ser surpreendente quando você considera que a cabeça humana em média pesa tanto quanto uma bola de boliche. Adicione um capacete e alguns óculos, e isso é muito peso para o seu pescoço segurar. Naturalmente, o pescoço é construído para o trabalho, mas o ciclismo pode adicionar algum estresse, diz Matthew Silvis, diretor médico de medicina esportiva de cuidados primários na no hospital Penn State Hershey Medical Group em Hershey, Pensilvânia (EUA), que se especializou no atendimento de resistência ferida atletas.
“Coisas comuns que os ciclistas fazem para esticar o pescoço são bastante simples”, diz Silvis. “Geralmente se trata de um ajuste inadequado da bicicleta, muito pouco condicionamento, músculos tensos e / ou posição de pilotagem.” Todos esses são relativamente fáceis de tratar para acalmar o pescoço dolorido e evitar episódios dolorosos repetidos:
Afine a sua bicicleta . Estar muito esticado pode deixar seu pescoço vulnerável ao estresse, tensão e dor. Supondo que o tamanho da sua bicicleta esteja correto, os culpados podem ser a altura do canote da mesa (Aheadset)uma muito longo, um selim (assento) muito recuado e / ou o guidão muito baixo em relação ao assento. Ter um guidão muito estreito ou largo também pode causar tensão nos músculos que sustentam o pescoço.

As caixa de direção evoluíram muito, das antigas caixas Standard para espigas na medida 25,4 milímetros, com cone e porca rosqueada para garfos com rosca na espiga (ainda em uso nas bicicletas mais simples), para as de formato Oversize, com maior área, com rolamentos, esferas soltas ou em colares, garantem mais resistência mesmo mantendo o sistema de porca e garfo com rosca.
Pouco tempo depois, o sistema de fixação eliminou a porca e espiga com rosca, passando a utilizar a espiga lisa e mais alta, a caixa denominada Aheadset, que facilita a instalação e manutenção e que para tirar a folga do sistema é necessário apertar apenas um parafuso na vertical no alto da espiga, comprimindo o sistema. A altura do cone da mesa de direção influencia nas dores no pescoço ou nas mãos.
Conserte: o pescoço deve estar confortavelmente alinhado com a coluna, e você deve conseguir alcançar facilmente as manoplas e manter uma ligeira flexão nos cotovelos enquanto pedala. Para conseguir isso, você pode tentar regular a mesa de direção para mais baixo ou mais alto, adicionando espaçadores sob sua mesa, verificando o recuo da sua sela (embora não a traga para frente; isso é ruim para os joelhos), ou uma combinação destes. A largura da sua barra deve ser igual à dos ombros, para que os braços fiquem esticados quando você segurar as manoplas do guidão. Se você passar muito tempo na sela ou estiver propenso a dores no pescoço, adquira um ajuste profissional. Em Uberlândia, o Carlos Menezes é o profissional indicado em Bike Fit.
Hoje em dia temos vários tipos de guidões, com alturas e curvaturas diferentes permitindo uma série de posturas que atendem usuários e modalidades variadas. Existem dois termos para descrever os ângulos dos guidões, o Up Sweep é movimento para cima, o quanto as pontas são inclinadas para cima, também conhecido como “quanto ele varre”, e o Back Sweep, que representa o recuo para trás, aquela curvatura suave que possibilita conforto ao segurar no guidão, sem ter problemas nos pulsos, como inflamação de nervos e tendões.