Escrito por FRANK BARROSO – Geógrafo e cicloativista
No Setor Central só tem a ciclovia da Avenida Rondon Pacheco, a maior da cidade, na avenida com maior fluxo de veículos. É a mais conhecida e com maior fluxo de ciclistas, cuja pavimentação é precária, decorrente disso, até hoje há questionamentos negativos sobre seu tipo de estrutura e implantação.
É evidentemente percebida a falta de um planejamento adequado na implantação dessa ciclovia. A sinalização existente (horizontal e vertical) não favorece a segurança do ciclista. Há ausência de bicicletários, e o pavimento revela alguns problemas na sua infraestrutura, com buracos, areias e trechos danificados.
A ciclovia da Avenida Rondon Pacheco tem conflitos de uso entre pedestres, desportistas de corrida e ciclistas. A precariedade das calçadas e a ocupação destas por mesas de bares e restaurante, obrigando pedestres, em grande parte da via, a utilizarem a ciclovia como calçada.
O Movimento Cidade Futura promove desde 2013 vários passeios ciclísticos e campanhas para estimular o uso dessa ciclovia e isso tem dado resultados. Porém, desde que foi construída nunca passou por uma manutenção e as condições hoje ainda são precárias, apesar de alguns reparos feitos em 2016. A seguir, é relacionado os principais conflitos existentes a ciclovia da Avenida Rondon Pacheco, que são:
1) Pedestres que por falta de acessibilidade em grande parte das calçadas são obrigados a usar a ciclovia;
2) Corredores (atletas) que praticam “cooper” na ciclovia;
3) proprietários de alguns bares que insistem em desrespeitar a Legislação e ocupam a calçada, jogando o pedestre na ciclovia, principalmente no período da noite;
4) Grelhas quebradas e sem tampas que oferecem risco aos ciclistas, tendo sido registrados acidentes durante o Pedal Noturno.
5) uso em sentido bidirecional da ciclovia, que se mostra como uma facilidade para os deslocamento dos ciclistas, porém não há sinalização que permita este uso;
6) Sinalização precária nas ruas de entrada na avenida Rondon Pacheco e desrespeito dos motoristas a esta sinalização, bem como à sinalização vertical de aviso de ciclovia. Os motoristas invadem a ciclovia, dificultando a passagem dos ciclistas;
7) As árvores que foram plantadas sem o devido critério técnico e hoje seus galhos atrapalham os deslocamentos pela ciclovia. Algumas já foram podadas por nossa solicitação. Contudo, algumas precisam ser removidas ou retiradas.;
8) Em alguns pontos o pavimento da ciclovia foi danificado pelo trânsito de veículos pesados, dilatado ou afundado, que precisam de restauração;
9) Outro conflito resulta da ausência de área de acomodação para os motoristas que precisam fazer a conversão à direita para entrar em rua, ao sair da pista da avenida Rondon Pacheco, entrando em alta velocidade e provocando acidentes. Em 2014, todos os acidentes na avenida foram nestas conversões;
10) Existe uma pressão muito grande dos ambulantes em vários trechos da Av. Rondon Pacheco, que ocupam as calçadas da Avenida e por vezes a ciclovia. A Associação dos Ciclistas de Uberlândia tem denunciado essa ocupação das calçadas, porém, continuam ocupando a calçada e jogando o pedestre para a ciclovia. Os pontos mais críticas são próximo à Av. Francisco Galassi, na frente da Uniube , entre as ruas Olegário Maciel e Dr. Lacerda; em frente ao Estádio Airton Borges.
CARACTERIZAÇÃO DA CICLOVIA
Ano de Construção: 2012
Extensão: 13.259 metros
Largura: 2 metros
Sinalização: Vertical e Horizontal
Sentido: Unidirecional
Bairros envolvidos: Lídice, Cazeca, Patrimônio, Tibery, Brasil, Vigilato Pereira
MAPA DA CICLOVIA EM 2 PARTES:
Lado Center Shopping – Teatro Municipal. Clique o controle do Mapa para visualizar as duas partes.
CICLOVIA AV. RONDON PACHECO - LADO CENTER SHOPPING
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CICLOVIA AV. RONDON PACHECO - Lado Bombeiros - Carro de Boi
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Este texto faz parte da Monografia “Análise da Mobilidade por Bicicleta em Uberlândia”, apresentado para conclusão do Curso de Bacharel em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia.