Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS
Artigos

Análise da ciclovia da Avenida Rondon Pacheco

Escrito por FRANK BARROSO – Geógrafo e cicloativista

No Setor Central só tem a ciclovia da Avenida Rondon Pacheco, a maior da cidade, na avenida com maior fluxo de veículos. É a mais conhecida e com maior fluxo de ciclistas,  cuja pavimentação é precária, decorrente disso, até hoje há questionamentos negativos sobre seu tipo de estrutura e implantação.

É evidentemente percebida a falta de um planejamento adequado na implantação dessa ciclovia. A sinalização existente (horizontal e vertical) não favorece a segurança do ciclista.  Há ausência de bicicletários, e o pavimento revela alguns problemas na sua infraestrutura, com buracos, areias e trechos danificados.

Bares ocupam calçadas na Avenida Rondon Pacheco

A ciclovia da Avenida Rondon Pacheco tem conflitos de uso entre pedestres, desportistas de corrida e ciclistas. A precariedade das calçadas e a ocupação destas por mesas de bares e restaurante, obrigando pedestres, em grande parte da via, a utilizarem a ciclovia como calçada.

O Movimento Cidade Futura promove desde 2013 vários passeios ciclísticos e campanhas para estimular o uso dessa ciclovia e isso tem dado resultados.  Porém, desde que foi construída nunca passou por uma manutenção e as condições hoje ainda são precárias, apesar de alguns reparos feitos em 2016.  A seguir, é relacionado os principais conflitos existentes a ciclovia da Avenida Rondon Pacheco, que são:

Irregularidades na calçada obriga pedestre usa ciclovia

1) Pedestres que por falta de acessibilidade em grande parte das calçadas são obrigados a usar a ciclovia;

2) Corredores (atletas) que praticam “cooper” na ciclovia;

3) proprietários de alguns bares que insistem em desrespeitar a Legislação e ocupam a calçada, jogando o pedestre na ciclovia, principalmente no período da noite;

4) Grelhas quebradas e sem tampas que oferecem risco aos ciclistas, tendo sido registrados acidentes durante o Pedal Noturno.

Grelhas danificadas na Ciclovia da Av. Rondon Pacheco

5) uso em sentido bidirecional da ciclovia, que se mostra como uma facilidade para os deslocamento dos ciclistas, porém não há sinalização que permita este uso;

6) Sinalização precária nas ruas de entrada na avenida Rondon Pacheco e desrespeito dos motoristas a esta sinalização, bem como à sinalização vertical de aviso de ciclovia. Os motoristas invadem a ciclovia, dificultando a passagem dos ciclistas;

7) As árvores que foram plantadas sem o devido critério técnico e hoje seus galhos atrapalham os deslocamentos pela ciclovia. Algumas já foram podadas por nossa solicitação. Contudo, algumas precisam ser removidas ou retiradas.;

8) Em alguns pontos o pavimento da ciclovia foi danificado pelo trânsito de veículos pesados, dilatado ou afundado, que precisam de restauração;

9) Outro conflito resulta da ausência de área de acomodação para os motoristas que precisam fazer a conversão à direita para entrar em rua, ao sair da pista da avenida Rondon Pacheco, entrando em alta velocidade e provocando acidentes. Em 2014, todos os acidentes na avenida foram nestas conversões;

10) Existe uma pressão muito grande dos ambulantes  em vários trechos da Av. Rondon Pacheco, que ocupam as calçadas da Avenida e por vezes a ciclovia. A Associação dos Ciclistas de Uberlândia tem denunciado essa ocupação das calçadas, porém, continuam ocupando a calçada e jogando o pedestre para a ciclovia. Os pontos mais críticas são próximo à Av. Francisco Galassi, na frente da Uniube , entre as ruas Olegário Maciel e Dr. Lacerda; em frente ao Estádio Airton Borges.

CARACTERIZAÇÃO DA CICLOVIA

Ano de Construção: 2012

Extensão: 13.259 metros

Largura: 2 metros

Sinalização: Vertical e Horizontal

Sentido: Unidirecional

Bairros envolvidos: Lídice, Cazeca, Patrimônio, Tibery, Brasil, Vigilato Pereira

 

MAPA DA CICLOVIA EM 2 PARTES:

Lado Center Shopping – Teatro Municipal. Clique o controle do Mapa para visualizar as duas partes.

List   

Information
Click following button or element on the map to see information about it.
Lf Hiker | E.Pointal contributor

CICLOVIA AV. RONDON PACHECO - LADO CENTER SHOPPING   

Profile

50 100 150 200 5 10 15 Distance (km) Elevation (m)
No data elevation
Name: No data
Distance: No data
Minimum elevation: No data
Maximum elevation: No data
Elevation gain: No data
Elevation loss: No data
Duration: No data

Description

Add here your formated description

 

CICLOVIA AV. RONDON PACHECO - Lado Bombeiros - Carro de Boi   

Profile

50 100 150 200 5 10 15 Distance (km) Elevation (m)
No data elevation
Name: No data
Distance: No data
Minimum elevation: No data
Maximum elevation: No data
Elevation gain: No data
Elevation loss: No data
Duration: No data

Description

Add here your formated description

 

________________


Este texto faz parte da Monografia “Análise da Mobilidade por Bicicleta em Uberlândia”, apresentado para conclusão do Curso de Bacharel em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia.

Author

Pedala Uberlândia

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese