Inicialmente, uma ação correta de pedalada pode ser obtida através de treinamento e concentração, tornando-se um movimento natural.
Dada a natureza repetitiva da ação, ângulos incorretos podem levar a sintomas de gravidade variável devido à sobrecarga funcional do sistema musculoesquelético.
Diferentemente da técnica, há três parâmetros importantes que precisam ser levados em consideração quando se objetiva a “perfeita eficiência da pedalada”: altura do selim, ajuste da frente e da frente da sela e posição da presilha.
Altura do selim
A altura do selim e o ajuste longitudinal determinam a distância do assento dos pedais. A posição sentada correta permitirá direcionar as forças na direção certa e manter a extensão máxima do ângulo do joelho, que, de acordo com as características antropométricas, pode variar entre 138 ° e 148 ° em uma bicicleta de estrada, diferindo ligeiramente para outras disciplinas de ciclismo .
Ajuste sela frente-trás
Como explicado acima, o ajuste anterior-posterior da sela, juntamente com a altura, contribuem para a otimização da amplitude do ângulo do joelho. O ajuste anterior-posterior da sela também permite dar direção à ação de empurrar, o que, por sua vez, permite que você explore todo o arco de empurrão da melhor maneira possível.
Como todas as selas do mundo têm diferentes formas e tamanhos, a maneira mais simples e segura de posicionar uma sela é identificar o PRB , ou Ponto de Referência Biomecânico, que é o ponto em que a sela tem 70 mm de largura.
Posição do pedal
O pé é a parte do corpo humano que transfere toda a força exercida pelo membro inferior para o pedal e, consequentemente, para as rodas.
Esta transferência de energia do pé para o pedal é mediada pelo seu calçado e, finalmente, pelo grampo que se liga ao pedal. Para manter o pé em equilíbrio e exercer a potência máxima, a linha metatarsal do pé deve estar alinhada com o eixo do pedal. O desalinhamento do pé no pedal pode levar a problemas de revolução do pedal e gerar movimentos de torção nas articulações dos segmentos ósseos que compõem o pé.