OBJETIVO
Proporcionar às famílias que têm bicicleta em casa, muitas vezes paradas e sem uso, a utilizarem este veículo para voltar a pedalar pela cidade em percursos com baixa altimetria (sem muitas subidas), num passeio ciclístico solidário, harmonioso e de respeito, sem piadinhas chatas tipo “roias, pebas, etc”. Para o Pedala Uberlândia todos são ciclistas iniciantes, nível médio ou experiente, porque pedalar é uma atividade prazerosa, que transforma as pessoas e meio social e físico, considerando que ao pedalar contribuímos par ao meio ambiente.
O percurso do primeiro Pedal de Amigos (as) e Iniciantes – Pai será de 24,3 km,
Outro objetivo é incentivar os pais e mães a pedalarem com os filhos. Tem muita gente com bicicleta parada em casa. Essas bicicletas devem ser levada a uma bicicletaria para uma revisão e serem colocadas em funcionamento pelas famílias.
Neste pedal podem participar também ciclistas de nível médio ou experiente que queira contribuir com o projeto, levar algum amigo ou parente para iniciar na prática do ciclismo. Ou mesmo que queira apenar pedalar em ritmo leve, descontraído, num percurso que podemos conversar, trocar ideias, sem correrias e curtindo as bonitas paisagens de Uberlândia.
O projeto visa também a promoção de educação para o trânsito voltada para ciclistas iniciantes. Vamos orientar os participantes para seguirem as normas do Código Brasileiro de Trânsito para os ciclistas.
META
1 – Aumentar significativamente o número de pessoas pedalando em Uberlândia, como já fizemos desde agosto de 2015, com o projeto Pedal Noturno, que agora acontece às terá-feiras, 19 hs, na Praça Clarimundo Carneiro.
2 – Conquistar o respeito dos motoristas. Cada vez que mais ciclistas pedal em grupo nas ruas da cidade os motoristas vão aprendendo a conviver com estes usuários das via de trânsito e aprendendo a compartilhar o espaço das ruas, que é público.
PERCURSO
Os percursos serão entre 18 e 25 km em áreas urbanas, passando por parques, margens de córregos urbanos, ciclovias novas ou as antigas em condições de uso. Evitaremos sempre trechos com alta elevação. Ou seja, sem subidas é melhor para ajudar o iniciante.
TRILHAS
O projeto organizará trilhas rurais. Quando o participante do projeto se sentir que tem condições de ir numa trilha e que tenha um bicicleta adequada para o Mountain Bike, indicaremos que vá pedalar com o Grupo Lobos do Pedal, coordenado Paulo Santana, ou no grupo do Movimento Pedala Brasil, do Wendell Cabelim, que promove trilhas e pedais urbanos para iniciantes.
ORIGEM DO NOME DO PROJETO
A inspiração para criar o projeto nasceu da experiência do Grupo PAI (Pedal de Amigos Iniciantes), de Ribeirão Preto, relatada pela ciclista Aline Lacerda, que mora naquela cidade paulista, e veio participar de uma atividade do projeto Geociclo, no ano passado. A diferença aqui em Uberlândia será que não faremos trilha. Será um passeio ciclístico em área urbana, mas com foco no ecológico, na paisagem, na facilidade de pedalar em grupo e com mais segurança, sem os riscos dos assaltos que estão acontecendo nas trilha rurais.
O bacana do nome é que dá alusão à figura de do PAI, que é protetor, cuidador, seja no sentido da vida real ou religioso.
SÍMBOLOS
Entendemos que o ato de pedalar é muito saudável, está ligado à vida, paz, tranquilidade e a um espírito de união e harmonia com pensamentos de positividade e nunca de morte ou signos (símbolos) que lembram violência (seja militar, de guerra, etc). Queremos que as pessoas reflitam e deixem de fazer coisas inconscientes, impostas por uma cultura hostil, muitas vezes sútil, mascarada pela irreverência ou fanfarronice esconde interesses escusos e obscuros, dando margem à manipulação de pessoas.
Descrição resumida:
– Data de Início do projeto: 05 de novembro de 2015.
– Passeio ciclístico urbano com ciclistas iniciantes, crianças, adultos, idosos, amigos, sobrinhos, etc.]
– Sempre aos domingos
– Horário: 08h30min
– Local de Saída: Praça Clarimundo Carneiro
– Informações: (34)99156-7053
COORDENAÇÃO
Frank Barroso
Geógrafo e cicloativista